Saiu o IBOPE no Piauí! Pelos números o senador Wellington Dias lidera a disputa com 46%, seguido do governador Zé Filho 23% e Mão Santa 9%. Os principais sites de notícias do Piauí repercutiram mas “esqueceram” de mencionar uma informação importante contida no sítio da Globo, no www.g1.com. Pelos números, Wellington Dias venceria no primeiro turno. (http://g1.globo.com/pi/piaui/eleicoes/2014/noticia/2014/08/wellington-dias-tem-46-e-ze-filho-23-indica-pesquisa-ibope-no-piaui.html)

Na semana anterior dois outros institutos, o Vox Populi e o Amostragem divulgaram suas sondagens. Neste caso, os dois apareceram com números parecidos. Wellington Dias na faixa dos 54 pontos, Zé Filho 16 e Mão Santa 12. A pesquisa IBOPE de hoje difere muito. A diferença é de 8 pontos a menos para Wellington Dias e 7 pontos a mais para Zé Filho. Apenas o candidato Mão Santa oscilou dentro da margem de erro, comparado com o Amostragem e o Vox Populi.

Em uma semana que fatos ocorreram para alteração no cenário? Nenhum! Aliás quem mais colecionou adesões nos últimos 20 dias foi o candidato Wellington Dias. Da região de Picos veio o ex-prefeito Gil Paraibano, importante liderança do PMDB e consigo trouxe sua sobrinha, a deputada estadual Belê do PSB e toda uma gama de outras lideranças como prefeitos e vereadores. Na região de Oeiras, o prefeito Lukano do PSB e seu pai, o ex-deputado federal B. Sá também manifestaram apoio a candidatura petista. Do extremo sul veio o prefeito de Corrente, Jesualdo Cavalcanti que exerce forte influencia naquela região. Pelo menos 5 prefeitos do PSDB também manifestaram publicamente o desejo de seguir com a candidatura petista. Cito apenas estes!

Em 2002 eu estava no jornal O DIA como repórter de politica. Lembro do IBOPE de setembro daquele ano. Dava a eleição empatada para o governo do Estado na disputa entre o então governador Hugo Napoleão e o candidato Wellington Dias. Pelo apurado, Wellington Dias aparecia com 45% e Hugo Napoleão com 43%. Pelo IBOPE haveria segundo turno. As urnas abriram! O índio derrotou o IBOPE, conquistou a preferência dos piauienses e levou no primeiro turno. Se o IBOPE de hoje admite que Wellington venceria no primeiro turno desconfio que sua margem é bem maior . Foi assim em 2002! (http://www4.ibope.com.br/opp/pesquisa/politica/eleicoes/download/eleicoes_2002_pi_opp334_01.pdf)

Por Fábio Novo – jornalista e deputado estadual pelo PT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.