????????????????????????????????????

Segundo levantamento feito recentemente pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), as Unidades Básicas de Saúde de Teresina têm cadastrados 231 idosos com idade igual ou superior a 100 anos. Desse total, 83 são atendidos por unidades da zona Norte, 63 por UBS da zona Sul, 30 idosos atendidos na região Sudeste, 27 na Leste e 28 na zona rural da cidade.
Para o presidente da FMS, Charles Silveira, os números estão relacionados à qualidade da saúde ofertada pela rede de saúde de Teresina. “Os idosos podem receber atendimento integral nas Unidades Básicas de Saúde e hospitais espalhados na cidade. Se for necessário, são encaminhados para outros especialistas, incluído médicos geriatras”.

Na UBS do Poty Velho, bairro mais antigo da cidade, há dois projetos voltados para evitar quedas de idosos e manter ativa a mente deles. “Além de irem para consultas, os idosos também participam ativamente das diversas atividades da UBS, que envolvem exercícios, danças, passeios e brincadeiras. Nossa estratégia é importante para melhorar a qualidade de vida desse público. Aqueles que não podem mais se deslocar até a unidade de saúde recebem a consulta em casa”, explica a enfermeira Nancy Loiola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.