Teresina recebe investimento é de mais de R$ 49 milhões

07/08/2018 - 13:12

SAMSUNG CSC

Para garantir a drenagem das águas das chuvas, evitando alagamentos nas principais avenidas e ruas da região, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste) está prosseguindo com os serviços da construção da galeria da zona Leste de Teresina. A obra tem investimento total de R$ 49.454.05,63, oriundos da Caixa Econômica Federal, por meio do Ministério das Cidades, com contrapartida da Prefeitura de Teresina.

Com cerca de sete quilômetros de extensão, a obra já está em sua quarta licitação, que teve a Construtora Sucesso como vencedora. O processo foi concluído pela Central de Licitações da Secretaria de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura.

De acordo o superintendente João Pádua, a obra enfrentou inúmeras dificuldades, mas, com a nova licitação, a estimativa é que a galeria seja executada em até 18 meses. “Ela foi agora licitada, tendo como vencedora a construtora Sucesso. Já enviamos ordem de serviço e a obra será retomada na próxima segunda-feira”, informou.

O superintendente executivo da SDU Leste, engenheiro Ângelo Cavalcante, ressalta que a obra representa um avanço para solucionar os graves problemas enfrentados pela população da zona Leste no período de chuvas. “Por ser uma obra de grande complexidade, as empresas anteriores tiveram dificuldades na execução. No entanto, estamos confiantes com essa nova fase de licitação”, explanou.

Ângelo destacou ainda os desafios que a obra enfrentará. “Ao longo dos anos, passamos por diversas dificuldades para a execução dos serviços, em virtude do lençol freático ser bastante raso, já que iremos promover a escavação de aproximadamente sete metros de profundidade. Isso será feito por meio de um rebaixamento temporário, com poços, para aliviar a pressão da água. Além disso, enfrentaremos a interferência dos serviços de água, esgoto, internet, energia e telefonia, que estão localizados na parte subterrânea do solo. Outro desafio está relacionado ao trânsito da região. A construção da galeria passará por importantes ruas e avenidas da zona Leste, como a João XXIII, Homero Castelo Branco e Presidente Kennedy, dentre outras”, finalizou.