Teresina ganha museu interativo sobre o ciclo da água

04/02/2020 - 13:40

O governador Wellington Dias participou, nesta terça-feira (4), da inauguração da Estação Fonte do Saber – Antônio de Passos Nunes Rocha, um museu interativo sobre o ciclo da água localizado dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA) Sul. O espaço conta com ambiente similar ao de um laboratório de ciências, com atividades lúdicas e interativas, com o objetivo de ampliar o tema da educação ambiental e ajudar a formar consumidores mais conscientes.

O museu parte do tema central “Da água que usamos à água que esgotamos: cuidando da saúde do planeta”, apresentando os principais processos pelos quais passa a água, desde a retirada dos mananciais, o uso e o seu retorno à natureza. O espaço também irá mostrar os fenômenos que ilustram o comportamento da água em diversas situações, além das principais características.

“É um momento em que as crianças, de forma lúdica, possam entender todo o processo de capacitação e de formação, desde a captação da água, o tratamento e o caminho que ela percorre até a necessidade do uso consciente para despertar nas crianças a consciência de preservação. Então, eles vão sair daqui com uma visão completa de todo o ciclo, inclusive com dicas para levar à sua casa, como acompanhar seu consumo por meio dos hidrômetros, ficar atento aos vazamentos em cada cômodo da casa, usar de forma eficiente”, ressaltou o diretor-presidente da Águas de Teresina, Cleyson Jacomini.