Sesapi envia equipamentos para montagem de leitos em Parnaíba

14/05/2020 - 19:22

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) enviou equipamentos para a montagem de leitos de enfermaria e estabilização na cidade de Parnaíba. O material será instalado no Hospital Promédica, que servirá de anexo do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), no atendimento aos pacientes com a Covid-19.

Com essa melhoria, o HEDA passa a contar com 83 leitos, sendo 15 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para o tratamento da doença. A previsão de entrega do anexo é o final do mês de maio. “Fechamos uma parceria com a maternidade Marques Bastos para onde transferimos a obstetrícia e conseguimos desafogar os leitos, assim disponibilizamos mais locais para o atendimento de pacientes da Covid-19. Com a chegada dos equipamentos para a montagem desse núcleo, vamos consegui deixar no HEDA apenas o atendimento de UTI adulto e pediatra”, explica o diretor do hospital, Emanuel Júnior.

O anexo, que funcionará no Hospital Promédica, contará com 30 leitos de enfermaria e três de estabilização e receberá pacientes com casos mais leves da Covid-19. O HEDA contará, ao todo, com dez leitos de UTI adulto, cinco leitos de UTI pediátrica, três leitos de estabilização e 68 leitos de enfermaria, para auxiliar no enfrentamento do novo coronavírus.

“Esse é mais um avanço no enfrentamento ao coronavírus no Piauí. O HEDA atende a população da região do litoral e cidades do Maranhão e o Ceará. Com essa ampliação, podemos trazer mais um espaço de tratamento para aqueles que, infelizmente, possam ser acometidos com esta doença”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

De acordo com o Boletim Epidemiológico do Centro de informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Piauí (Cievs) da Sesapi, até o dia 13 de maio, a cidade de Parnaíba registrava 96 casos confirmados da Covid-19 e quatro óbitos.