No ano de 2019 a proteção à conservação da biodiversidade dos ecossistemas teve destaque no Piauí. A implantação de três novas unidades de conservação no território piauiense contribuiu para a continuidade do equilíbrio ambiental que já vem sendo realizada pelas demais unidades de proteção ambiental piauienses. Foram criados o Parque Estadual da Serra do Santo Antônio, situado no Complexo Vegetacional de Campo Maior, a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da Lagoa do Portinho, localizada nos municípios de Parnaíba e Luís Correia; e a Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Nazaré, que fica entre os municípios de Nazaré do Piauí e São Francisco do Piauí.

“As ARIEs e as APAs são unidades de uso sustentável. Nelas, há a permissão do uso indireto de recursos naturais, é permitida a visitação pública, além de atividades educativas e uso sustentável de seus recursos. Já os parques estaduais são de proteção integral têm normas mais restritas, posto que são direcionadas à pesquisa e conservação da biodiversidade”, ressalta a secretária Sádia Castro.

Também neste ano, foi organizado o inventário das áreas de proteção e conservação ambiental do estado, que vai implementar o programa Ativo Verde. Este projeto permite o trabalho sustentável para as comunidades do entorno das unidades de conservação.

Um dos inimigos das unidades de conservação são as queimadas. Para evitar os impactos causados por elas, a Semar alinhou estratégias, junto ao Corpo de Bombeiros, de preparação para combate ao fogo e condutas preventivas de proteção ao meio ambiente. A criação de brigadas nas cidades onde se concentram os maiores índices de focos de calor foi outra medida efetiva de proteção aos recursos naturais.

“Fizemos teste seletivo com os candidatos a brigadistas e em seguida os capacitamos. Ele atuam nos anos mais quentes do ano, que é quando as queimadas mais acontecem”, disse a secretária. Além disso, a secretaria realizou o I Fórum Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios de São João do Piauí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.