O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), realizou nesta sexta-feira (14), a distribuição de sementes, mudas e raquetes de palma forrageira para agricultores e agricultoras familiares dos municípios da regional de Oeiras e Picos. A solenidade realizada em Picos contou com a presença do governador Wellington Dias e de sua comitiva.

No total, foram distribuídas 211 mil mudas de caju anão-precoce, 117 mil raquetes de palma forrageira e 30.200 kg de sementes de feijão e milho que vão contemplar 8.380 famílias da regional de Oeiras e Picos. A distribuição ocorreu em parceria com os municípios, Emater, Secretarias Municipais de Agricultura Familiar, Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e ONGs.

De acordo com o Superintendente de Desenvolvimento Rural, Francisco das Chagas Ribeiro, que representou a secretária Patrícia Vasconcelos, essa é mais uma das ações da SAF, que busca fortalecer as associações, cooperativas, sindicatos e principalmente os agricultores/as familiares. “Estamos fazendo as entregas de sementes, mudas e palma para diversos, sendo que a maioria deles já recebeu e plantou, pois esse ano conseguimos realizar as entregas com antecedência. Estamos bastante felizes com mais essa ação e percebemos na animação dos agricultores que esse será um ano que vai garantir uma boa safra, fortalecendo ainda mais a economia desses municípios”, ressaltou.

Para o agricultor familiar Erivan Silva, da comunidade Fornos, zona rural de Picos, receber as mudas de caju vai ajudar a aumentar a sua produção e dos agricultores da comunidade. “Receber essas mudas da Secretaria de Agricultura é muito importante pois vai fortalecer e aumentar nossa produção, não só para mim, mas para todos os agricultores, todos vão plantar e aumentar suas áreas de produção”, destacou Erivan.

Para o governador Wellington Dias, que participou da solenidade em Picos, a chegada das chuvas representa uma boa oportunidade de plantio e cultivo. “O inverno é uma benção de Deus que permite as condições necessárias para o plantio. Aqui a Secretaria de Agricultura Familiar, em parcerias com diversas entidades, está realizando essa distribuição, temos aqui as sementes, a palma que serve para alimentas os animais e as mudas de caju. O caju já é uma realidade na renda e na economia se destacando na exportação. O objetivo é seguir apoiando os agricultores familiares”, destacou o governador

Além das distribuições, também foram realizadas assinaturas de aditivos que vão beneficiar associações atendidas pelo Projeto Viva o Semiárido. Em Colônia do Piauí, a Associação dos Trabalhadores Rurais de Pais e Amigos dos Excepcionais de Colônia do Piauí (APAE) será contemplada com um sistema de energia fotovoltaica que vai ajudar na economia de energia. Já em Itainópoles, a Associação dos Piscicultores de Itainópoles, receberá recursos para a aquisição de equipamentos para um poço tubular.

Registrou-se a presenças de diversas autoridades durante as entregas, entre eles, as lideranças sindicais, representantes de movimentos sociais, associações, agricultores, deputados federais e estaduais, vereadores, lideranças políticas municipais, entre outras autoridades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.