Representantes do Consórcio do Nordeste conhecem UAPI

21/07/2019 - 14:21

O modelo de ensino superior à distância adotado pelo Estado do Piauí foi o tema discutido durante a visita técnica que visa a criação da Universidade Aberta do Nordeste – Consórcio Nordeste. Representantes dos estados do Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia conheceram o projeto, a metodologia e as ferramentas da Universidade Aberta do Piauí, a UAPI.
Os representantes das secretarias estaduais de educação visitaram os seis estúdios do Canal Educação, responsável pela transmissão dos conteúdos nas 900 salas de aula que disponibiliza o curso de administração aos 120 municípios piauienses contemplados pelo programa.
A superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Lourdes Lopes, destaca que os visitantes puderam observar na prática como a mediação tecnológica permitiu ampliar o acesso ao Ensino Superior no Estado. Em Jatobá do Piauí foram recebidos pelos 45 alunos que fazem parte da primeira turma de Ensino Superior no município. O polo da Universidade Aberta do Piauí funciona na Unidade Escolar Professor Francisco Luis de Oliveira e atende também alundos municípios de Milton Brandão, Nazaré do Piauí e Campo Maior.
Após assistir uma aula com os estudantes e perceber, na prática, como funciona o programa, o assessor especial da Secretaria de Educação da Bahia, Nildon Carlos Santos Pitombo, definiu como positivo o saldo da visita ao programa. “A partir da visita ao Piauí, que tem uma Universidade Aberta de jurisdição estadual, a expectativa se cumpriu no sentido de vermos o nível de organização, planejamento e execução. Após ver o Canal Educação, conversar com os professores e alunos, voltamos com o sentido de dever cumprido e parabenizo o Piauí por nos oferecer esta rica experiência que se desdobra no desenvolvimento das regiões. A ideia é fazer uma rede com a mesma objetividade que o Piauí está mostrando para o Nordeste como um todo”, explica o representante da Bahia.