Na última sexta-feira (01), a Prefeitura de Teresina apresentou a proposta de mudanças na metodologia Orçamento Popular (OP), acrescentando mais uma etapa de participação dos munícipes. A alteração na metodologia ainda está sendo discutida e propõe que a participação popular e prioridades de propostas seja via aplicativo para celular.
Após discussões e sugestões de ajustes entre os conselheiros do OP, a Assessoria Especial do Orçamento Popular, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), fará modificações na proposta inicial e a mesma será reapresentada aos conselheiros.
O prefeito Firmino Filho esteve presente na reunião e destacou que as novas tecnologias vieram para democratizar as formas de decisão e participação da população.
“Nos reunimos com o objetivo de apresentar uma proposta para transformarmos o Orçamento Popular, garantindo mais participação do teresinense e trazendo para a população a capacidade de decidir, de forma direta, quais serão as obras que serão feitas pelo OP”, ressaltou Firmino Filho.
Ainda segundo o prefeito, a ideia é trazer o Orçamento Popular para o meio digital. “Estamos propondo que por meio do celular, nós possamos ter um processo que inclua a população também no final dessa decisão. Que juntos escolham aquele bloco de obras que será incluído em orçamento”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.