O Piauí está entre os maiores produtores de energia limpa do Brasil. São 60 parques eólicos em operação. Considerando a energia entregue no período de janeiro a agosto de 2019 são 676,5 Megawatts (MW) médios. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).

Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), o Piauí produziu 5,552 Gigawatt/hora (GWh) de energia elétrica no ano de 2017, enquanto consumiu apenas 3,481 GWh no mesmo ano. Assim, o estado apresenta grande potencial de geração de energias solar e eólica e já possui em sua matriz energética grandes empreendimentos em operação, sendo as fontes renováveis predominantes, em relação às não renováveis.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) a geração de energia eólica em operação comercial no País cresceu 14,7%. Especificamente no mês de agosto, as usinas eólicas registraram o recorde de geração da fonte, alcançando 8.610 MW médios, crescimento de 22,7% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.