PF cumpre mandados da 3ª fase da Operação Topique no Piauí

27/07/2020 - 09:34

A Polícia Federal realizou na manhã de hoje (27) buscas na casa do governador Wellington Dias (PT) e no gabinete da deputada federal Rejane Dias (PT). O cumprimento dos mandados faz parte da 3ª fase da Operação Topique, que investiga desvios em recursos de cerca de R$ 50 milhões do transporte escolar na Sduc (Secretaria de Educação). Foram cumpridos 12 mandados de segurança pela Polícia Federal. A casa do irmão da deputada e a sede da Seduc também foram alvo dos mandados.

A Polícia Federal afirmou em nota que mesmo após duas fases ostensivas da operação, o governo do estado do Piauí mantém contratos ativos com as empresas participantes do esquema criminoso que totalizam o valor de R$ 96,5 milhões, celebrados entre os anos de 2019 e 2020.

Em nota, o governador Wellington Dias repudiou a forma como se deu a operação, pois segundo ele em sua casa atualmente mora a família de seu filho que nunca ocupou função pública. Sobre a Operação Topic, Dias disse que as investigações são contra empresas e referentes a contratos do ano de 2013, quando ele não era governador do estado.

A deputada também divulgou nota e disse que recebe com tranquilidade os desdobramentos da operação. A deputada acrescentou que, “como desde o início, permanece à disposição para esclarecimentos a todas essas alegações”, e que, durante seu exercício à frente da Secretaria de Educação, “sempre se portou em observância às leis”, afirmou.