Pesquisa comprova aumento de temperatura no Piauí durante B-R-O bró de 2019

03/01/2020 - 13:17

O professor Werton Costa, do curso de Geografia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Clóvis Moura, em Teresina, desenvolveu uma análise de climatologia comparada sobre o mapeamento das oscilações de temperatura durante o B-R-O bró (expressão utilizada em referência às últimas letras dos últimos meses do ano, quando o estado registra as temperaturas mais altas) de 2019. Na pesquisa, foi constatado o aumento da temperatura com relação ao mesmo período desde 2015.

Outro ponto averiguado foi que o Piauí é o estado mais quente do Brasil. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgados em outubro de 2019, comprovam que entre as 20 cidades mais quentes do país, sete estão localizadas em território piauiense.

A análise referente ao B-R-O bró teve com base a Temperatura da Superfície do Mar (TSM). Segundo o professor especialista em climatologia, uma anomalia no Oceano Atlântico impediu a concentração de formação das nuvens de chuva, assim como ampliou a condição de temperatura do continente. A partir do mês de agosto, observou que as manchas de calor, temperatura e radiação tornaram-se mais consistentes no Piauí.