Para Nelson Nery, “STF parece um bêbado e tem visão equivocada do país”

13/04/2018 - 15:51

Nelson Nery Costa

“O STF parece um bêbado querendo botar a chave na porta de casa. Começou a criar direito fora da Constituição”, a afirmação é do jurista e presidente da Academia Piauiense de Letras, Nelson Nery Costa.

Lembrando que o Supremo passou de uma corte de decisões afirmativas e de um momento com coisas positivas, como casamento homoafetivo, era matéria tipicamente de plebiscito. Em um segundo momento o passou fazer coisas diferentes, como proibir a vaquejada no Nordeste e manter e manteve os rodeios no sudeste.

“Hoje é um STF sem ninguém do Nordeste e sem ninguém negro. É um tribunal que tem uma visão equivocada do país”, afirma. É com este pensamento que ele participará de um painel ao lado de outros grandes nomes do Direito no Brasil, até sábado (14) no XVI Congresso Internacional de Direto Constitucional, que acontece em Natal (RN). Nelson Nery Costa participou de painel com o ministro José Eduardo Cardozo sobre o tema “O STF e os limites da Constituição” nesta sexta-feira (13). Para Nelson Nery Costa, o Supremo Tribunal Federal, a exemplo do julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula, manifesta suas decisões de forma difusa, fora do que dita a Constituição Brasileira.