NOTA – Hospital de Campanha no Ginásio Verdão

02/04/2020 - 12:44

A Superintendência de Parcerias e Concessões do Estado (Suparc) concluiu, com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o processo de estruturação do projeto voltado para a construção do Hospital de Campanha do Estado no Ginásio Verdão.

Segundo a modelagem, a instalação e montagem da estrutura no ginásio ficará a cargo da empresa Progen S.A, que comprovou para a concessionária a capacidade técnica para execução dos serviços e foi responsável pela instalação de cerca de dois mil e duzentos leitos de campanha em São Paulo (SP), com o apoio do Hospital Albert Einstein, referência em saúde .

Os técnicos da empresa estarão em Teresina para uma visita ao Ginásio Verdão, antes do início da montagem da estrutura. O ginásio passa nesta semana por uma dedetização e limpeza, processos essenciais para a realização desse trabalho.

Vale ressaltar que não haverá nenhum tipo de pagamento referente a aluguel ou ocupação do ginásio, até porque ele continua sendo propriedade do Governo do Estado. O modelo adotado respeita um contrato de PPP que já existe, já que o governo também não pode gerar insegurança jurídica nesse ou em qualquer projeto. No caso do hospital, serão remunerados apenas os serviços prestados para que a estrutura funcione, como instalação dos leitos, aluguel de geradores, segurança e limpeza, entre outros.

Desde fevereiro do ano passado, o Verdão é administrado por uma Parceria Público Privada (PPP) em que a concessionária SPE Arena Verdão é responsável pelo funcionamento, administração e manutenção do ginásio. Por isso, também será ela quem deve contratar a empresa Progen para implantar a estrutura temporária.