Ministério reconhece município de Pio IX como polo histórico-cultural 

06/09/2019 - 12:29


A Prefeitura de Pio IX, por meio da Coordenação Municipal de Turismo, divulgou, nesta sexta-feira (6), o certificado que comprova a inclusão do município de Pio IX no novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, que foi divulgado recentemente pelo Ministério do Turismo no Diário Oficial da União (DOU).
Com a adoção dos novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo – entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) -, o Piauí, que possuía 77 cidades turísticas, reduziu para 30 o número de municípios com essa classificação. Pio IX obteve aprovação e recebeu certificado, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e de seus Interlocutores Estaduais.
Para a prefeita de Pio IX, Regina Coeli, o resultado é muito satisfatório, pois mostra que a cultura e o turismo local se fortalecem no município. “Para a nossa felicidade, Pio IX é uma das 30 cidades do Piauí que estão incluídas no novo Mapa. Isso mostra a força da nossa cultura, da nossa hospitalidade e do trabalho dessas pessoas no segmento turístico, pois nossa terra foi reconhecida como Polo histórico-cultural”, comemora Regina Coeli.
De acordo com a coordenadora municipal de Turismo de Pio IX, Alice Alencar, o Mapa funciona como uma espécie de cadastro feito pelo Governo Federal para facilitar a destinação de recursos para os municípios desenvolverem ações e obras de fomento ao turismo.
“Alguns municípios do Piauí foram excluídos do Mapa por não se alinharem às exigências. Para se ter uma ideia, cerca de 40 municípios foram excluídos. Pio IX, por sua vez, garantiu sua participação, pois teve a preocupação de seguir à risca todas as exigências”, explica a coordenadora Alice Alencar.
A coordenadora municipal de Turismo comenta, ainda, sobre o trabalho desenvolvido em Pio IX. “Criamos o órgão do Turismo, que hoje é uma coordenadoria ligada diretamente ao gabinete da prefeita Regina Coeli. Também criamos o Conselho Municipal de Turismo, incentivamos e cadastramos os empresários locais ligados ao setor de prestação de serviços turísticos (hotéis, bares, restaurantes, transportadoras) a se cadastrarem no site do Ministério do Turismo (Cadastur)”, diz.
Alice Alencar também afirma que o setor está desenvolvendo o inventário turístico do município. “Solicitei, através de um ofício ao Secretário de Turismo do Estado, o apoio técnico para realização desse inventário, assim podemos fazer um mapeamento e diagnosticar a situação do nosso município. O que eu vejo aqui é um município empenhado em investir no desenvolvimento e na estruturação das potencialidades turísticas, que são muitas. Estamos aptos a receber recursos e dispostos a trabalhar nesta missão”, finaliza.