Mais de 30 mil pessoas prestigiam desfile do 7 de Setembro

07/09/2019 - 12:24

O desfile cívico-militar em comemoração aos 197 anos da independência do Brasil foi o primeiro programa do feriado para milhares de teresinenses. Pela estimativa da PM, 30 mil pessoas compareceram. O evento, na avenida Marechal Castelo Branco, reuniu autoridades de todos os poderes. A vice-governadora Regina Sousa, representando o executivo estadual, recebeu das mãos de militares do Exército Brasileiro, a tocha que acendeu o fogo simbólico que representa o civismo e o patriotismo. Regina citou a escritora Cecília Meirelles para ilustrar o sentimento que envolve a data.

“Liberdade: essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique. Precisamos sempre buscar motivos para lutar pela liberdade”, resumiu a vice-governadora.

O grupo interdisciplinar do Centro Estadual de Equoterapia da Policia Militar do Piauí abriu o desfile. O projeto Mirim Cidadão veio em seguida, trazendo crianças e adolescentes de todas as partes da capital e de municípios do interior do Piauí. O trabalho envolve menores em situação de vulnerabilidade social e visa a boa formação do caráter. Os recursos para manutenção são do Tesouro Estadual.

“Esperei, ansiosamente, esse dia. Muito feliz por representar minha escola” disse Evelyn, 12, aluna do Mirim Cidadão sediado no Cincacre (Vila Irmã Dulce), desfilando pela primeira vez.

“Uma criança que desfila numa data como essa desenvolve um sentimento muito maior pelas tradições do nosso país. O 7 de Setembro simboliza uma luta importante e a participação precisa ser estimulada”, ressaltou o secretário de Segurança, Fábio Abreu.
Escolas públicas e privadas, grêmios estudantis, maçons, igrejas, associações com atuação em diversas áreas, passaram pela avenida. Cerca de 5 mil pessoas desfilaram. O ponto alto, mais uma vez, foi o desfile das forças de segurança. As tropas do Exército iniciaram, seguidas pela PM, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal de Teresina, Strans.

“Comemoramos nossa história, independência e soberania. Todos nós, brasileiros, precisamos nos orgulhar desse momento”, declarou o comandante geral da PM-PI, coronel Lindomar Castilho.