Estado cria 156 novos leitos de UTI para atender pacientes com coronavírus

07/04/2020 - 14:35

O Governo do Piauí vai instalar 156 novos leitos de UTI para atender exclusivamente os pacientes com a Covid-19. Além de Teresina, que ganhará 60 novos leitos, serão reservados 96 para os municípios do interior. Atualmente, existem 77 leitos desse tipo em funcionamento no Estado: 66 em Teresina e 11 distribuídos nas cidades de Piripiri, Parnaíba, Picos e Oeiras.

Somados aos leitos de UTI, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) já colocou à disposição da população 375 leitos clínicos, para atender os pacientes infectados com o novo coronavírus mas que não precisarão ser entubados. As medidas atendem ao Plano de Contingência ao Coronavírus, elaborado pela pasta para evitar a sobrecarga no sistema de atendimento.

O médico Vinícius Pontes, integrante do Comitê de Operações Emergenciais da Sesapi, prevê que nos próximos 20 dias as novas UTIs estejam prontas. “Estamos providenciando a compra do material, especialmente os ventiladores para serem usados nos casos mais graves”, afirma o especialista.

Segundo ele, ao todo, serão 21 municípios do Piauí preparados para atender os pacientes com a Covid-19. Desse total, sete cidades, além de Teresina, terão leitos de UTI. As demais terão leitos clínicos, mas em caso de os pacientes precisarem de ventiladores, serão encaminhados para os hospitais de referência.

Terão leitos de UTI as cidades de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri, Oeiras e São Raimundo Nonato. As que terão os leitos clínicos são Amarante, Barras, Bom Jesus, Uruçuí, Esperantina, Elesbão Veloso, Curimatá, Corrente, Valença, Canto do Buriti, Campo Maior, São João do Piauí, São Miguel do Tapuio, Simplício Mendes e Luzilândia.

Além dos leitos nos hospitais, o Governo do Estado vai construir um hospital de campanha no Ginásio Verdão, com 100 leitos clínicos. O hospital deve ficar pronto 10 dias após a assinatura do contrato com a empresa, o que deve acontecer na próxima semana. Assim, o Piauí terá, no total, 475 leitos de enfermaria para atender os pacientes de Covid-19.