O trabalho das escolas da rede estadual do Piauí para garantir o aprendizado dos estudantes mesmo em meio à pandemia do coronavírus foi reconhecido por meio do Prêmio Gestão Escolar, que este ano teve como foco as experiências exitosas durante as aulas remotas.

Nesta quinta-feira (19), o secretário de estado da Educação, Ellen Gera, fez a entrega do prêmio para as escolas que se destacaram na etapa estadual. São Elas:

1º lugar – CETI PADRE JOAQUIM NONATO GOMES (TERESINA – nota 10,0)

2º lugar – CETI DR. FONTES IBIAPINA (TERESINA – nota – 98,9)

3º lugar – U. E. JOAQUIM PARENTE (BOM JESUS – nota – 98,5)

As escolas foram condecoradas com troféu, certificado e premiação em dinheiro no valor de R$ 1O mil para a primeira colocada, R$ 7 mil para a segunda e R$ 5 mil para a terceira. A escola campeã irá representar o Piauí na etapa regional do Prêmio Gestão Escolar.

Avaliando positivamente o trabalho das escolas da rede estadual, o secretário enaltece o esforço dos gestores para garantir que a educação aconteça de forma efetiva. “A liderança do gestor e o seu empenho repercutem dentro da sala de aula e se estendem até a casa dos alunos e aqui parabenizo a cada um que vem dando o seu melhor para garantir que a educação não pare, mesmo em meio a um período atípico. Não desistiram e principalmente tiveram a preocupação não só com o aprendizado cognitivo, mas também com a formação cidadã desses estudantes. Parabéns a todos que colaboram para que tenhamos uma comunidade mais humana e solidária”, disse Ellen Gera.

Antônio Filho, diretor da escola campeã, agradece à Seduc por todo o apoio. “Hoje o nosso sentimento é de gratidão. Temos uma equipe maravilhosa que nos auxilia e quero aqui também agradecer à Secretaria pelo apoio e reforma em nossa escola, que já iniciou”, afirmou o diretor.

Representando o Centro Estadual de Tempo Integral Fontes Ibiapina, a professora Eliana Pessoa enalteceu a iniciativa do Premo Gestão Escolar como um incentivo à equipe e um reconhecimento pelo esforço de todos.

Emocionada, a diretora da Unidade Escolar Joaquim Parente, Fabíola Franco, da cidade de Bom Jesus, fala do trabalho realizado na escola. “Tudo que fazemos é pela melhoria da vida dos nossos alunos, me emociono em lembrar de cada atividade proposta e desempenhada com sucesso. Com certeza contribuiu bastante com o aprendizado de cada um”, disse Fabíola.

Os grandes beneficiados com o empenho da gestão são os alunos e, durante o evento de premiação, um estudante de cada uma das escolas deu o seu depoimento sobre o trabalho realizado em suas respectivas escolas.

Estudante do 3º ano na Unidade Escolar Joaquim Parente, em Bom Jesus, a jovem Beatriz falou do apoio que os alunos receberam nesse período. ” Os professores se empenharam bastante com aulas mais dinâmicas e atividades como a Gincana Virtual, que foi um sucesso”, disse a estudante. Representando o Ceti Fontes Ibiaipina, Thamires, aluna do 2º ano, enalteceu as estratégias utilizadas pelos professores para tornar as aulas mais atrativas. ” Tivemos o desafio de ser repórter por um dia e fazer uma matéria em vídeo sobre o coronavírus. Foi uma experiência incrível”, contou a aluna.

Já a Eduarda, aluna do 6º ano do Ensino Fundamental, da escola campeã, Ceti Padre Joaquim Nonato Gomes, explica que a realização da live motivacional foi de grande importância para os alunos durante o período de isolamento social. “Os nossos professores sempre nos deram força e coragem para continuar estudando e dentre as atividades realizadas pela escola, a live motivacional aproximou os pais da escola e nos ajudou, pois estávamos meio perdidos fora da escola. Tenho orgulho de fazer parte de uma escola tão acolhedora”, concluiu a estudante.

Encerrando as falas durante o evento, o coordenador da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar, Sebastião Gomes, ressaltou o papel da educação pública na formação de cidadão e enalteceu o trabalho dos gerentes regionais de educação na mobilização das escolas para que inscrevessem os seus projetos e a equipes das escolas em se empenharem para participar e darem o seu melhor.

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