Covid-19: pesquisa com testes rápidos será realizada em 15 municípios

17/05/2020 - 16:47

O Governo do Piauí e o Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) darão início à 3ª etapa da pesquisa com testes rápidos para descobrir a taxa de infecção real da Covid-19 no Piauí. Os trabalhos começam na próxima quarta-feira (20) e vão até sábado (23), em 15 municípios. A meta é alcançar 4,8 mil entrevistados, que também devem se submeter ao exame que permite atestar a infecção pelo novo coronavírus. A segunda rodada da pesquisa entrevistou e testou 4.772 pessoas, residentes em 14 municípios do Piauí, entre 6 e 9 de maio. Vinte e cinco domicílios tiveram resultado positivo para a doença, revelando uma taxa de infecção de 0,5239%, bem maior do que a apresentada na primeira pesquisa.

Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Teresina, Oeiras, Floriano, Picos, Valença, São Raimundo Nonato, Corrente, Uruçuí, Coivaras, Pimenteiras, Fronteiras e São Gonçalo do Gurguéia serão pesquisas. Serão montadas 64 equipes, cada uma formada por um pesquisador e um enfermeiro. Eles visitarão residências escolhidas por meio de sorteio, para aplicar um questionário e realizar o teste rápido para Covid-19.

As equipes de pesquisa estarão devidamente identificadas com crachá e carro caracterizado. As visitas ocorrem entre 7h30 e 18h30. Os pesquisadores pedem aos entrevistados informações sobre doenças pré-existentes, sintomas eventualmente apresentados, contatos com pessoas ou familiares que viajaram e comportamento quanto ao isolamento social. A orientação é para que o pesquisador evite adentrar a residência e mantenha a distância mínima de um metro do entrevistado. “Pedimos à população que receba nossas equipes. A recusa atrapalha o processo, implica em novo sorteio e nos impede de ter um retrato real e medidas eficientes de combate à Covid no Piauí”, reforça Teles.
Os dados auxiliam na redução da subnotificação da doença, orientam os gestores na elaboração de estratégias de combate e direcionamento das ações.