Conferência internacional debaterá transformação digital nos Parlamentos

13/09/2021 - 16:27

Como incentivadora do aprimoramento e boas práticas no Legislativo Estadual, a UNALE, através do departamento de Relações Internacionais, apoia a iniciativa da Bússola Tech, que promove na semana da democracia, de 13 a 15 de setembro, o “LegisTech for Democracy – 2a Edição”, uma conferência online para debater a transformação digital nas Casas Legislativas. O evento contará com a participação de diferentes organizações denominadas como “LegisTech” de diversos países, assim como, com mais de 30 parlamentos ao redor do mundo. Representando o Brasil, estarão entidades como: Senado Federal e Interlegis, Câmara dos Deputados e entidades do Legislativo subnacional como as Assembleias Legislativas de São Paulo e Minas Gerais e a Câmara Municipal de São Paulo, por exemplo.

A modernização institucional e a transformação digital são processos que foram acelerados pela pandemia e tem como uma de suas definições a integração das tecnologias digitais pelas organizações e seu impacto na sociedade.

O poder e as possibilidades das plataformas digitais, a Internet das Coisas, a computação em nuvem e a inteligência artificial mostraram-se ainda mais úteis para a continuidade do Parlamento e, complementarmente, estas instituições mostram a sua liderança e inovação ao trazerem estas ferramentas como aliadas para melhorar as suas atividades. Parlamentos subnacionais e legislaturas em todo mundo provaram o conceito de que as legislaturas podem redesenhar seu processo interno garantir continuidade institucional e melhorar a eficácia do processo legislativo. Parlamentos em todo o mundo estão cientes desse processo e da nova economia digital.

Diversas Casas Legislativas adotaram suas estratégias de transformação digital e é possível observar diferentes casos em que essas estratégias impactaram positivamente não só a própria Casa, mas a atividade legislativa e suas entregas à sociedade como um todo, o que impactou a transparência parlamentar, a sociedade, a competitividade de países e economias globalmente.

Observando esse movimento, entre os dias 13 e 15 de setembro, a Bússola Tech realizará a segunda edição da conferência denominada “LegisTech for Democracy (LegisTech pela Democracia)”, em formato virtual, que reúne especialistas de mais de 30 parlamentos e organizações para falar sobre a agenda de transformação digital no legislativo, conhecida como “LegisTech”, designação criada pela Bússola Tech em 2018. O LegisTech for Democracy visa fortalecer uma comunidade global para a transformação digital do Poder Legislativo.

O evento internacional de 30 horas está dividido em 3 dias e é destinado à comunidade legislativa, que reúne servidores públicos, parlamentares e suas equipes, empreendedores privados da área LegisTech e também pesquisadores da academia interessados no tema.