Blitz da Sesapi faz barreira sanitária em Teresina

28/06/2020 - 14:06


A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) realizou neste domingo (28), na saída sul de Teresina, nas imediações do Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-316, em direção ao município de Demerval Lobão, uma barreira sanitária com o objetivo de orientar a população sobre medidas de prevenção ao novo coronavírus e identificar pessoas com possíveis sintomas da doença.

A equipe, composta por cinco enfermeiras e cinco técnicos de enfermagem, é coordenada pela gerente de Atenção Básica da Sesapi, Dília falcão. Durante a blitzen, foram realizadas entrevistas com as pessoas que por ali transitavam, investigando possíveis sintomas de síndromes gripais nos últimos sete dias e comorbidades associadas à covid-19, além de aferir a temperatura dos entrevistados.

O projeto piloto, desenvolvido nas barreiras da Polícia Rodoviária Federal imediações da BR-343 e 316, neste sábado e domingo, respectivamente, obteve sucesso e será realizado em pontos estratégicos de outros munícipios do Estado.

Dília Falcão falou sobre a necessidade de manter a ação da barreira sanitária, levando o projeto a outros municípios. “Estamos hoje na BR-316 em mais uma ação do Governo do Estado e Secretaria Estadual de Saúde para rastrear os possíveis casos de covid-19, realizando a identificação precoce de indivíduos infectados a fim de conseguir isolar e evitar a disseminação. Com a ação observamos a necessidade de conscientizar mais as pessoas sobre a importância do isolamento social, já que foi observado um trafego grande de veículos. Diante de tal necessidade, levaremos o projeto a outros municípios”.