A corrida do calendário eleitoral

15/07/2014 - 18:58

imagem-alunos-calendario_1.jpg.554x318_q85_crop

A corrida dos candidatos não é só atrás do voto. Tem uma corrida que muitas vezes pode custar o mandato. Trata-se da corrida para cumprir o que determina o calendário da Justiça Eleitoral. Amanhã (16) é o último dia para que a Justiça libere o CNPJ daqueles que tiveram registradas  suas candidaturas. Sem o CNPJ o candidato não é nada, não é ninguém, pois não pode divulgar nenhum material de propaganda.

No próximo sábado (19), uma data crucial, é o último dia para os partidos políticos registrarem os comitês financeiros, perante o Tribunal Superior Eleitoral e Tribunais Regionais Eleitorais encarregados do registro dos candidatos, observado o prazo de 5 dias após a respectiva constituição. A questão financeira tem deixado muito candidato preocupado, na verdade na organização dos comitês é a que mais dá dor de cabeça, pois pode culminar em prejuízos, tanto financeiros, como no maior de todos, o de vencer a eleição, mas não levar o mandato.

A fiscalização não vem só da autoridades constituídas, mas do candidato adversário, que está a espera de somente um pequeno deslize para ingressar na Justiça e ficar com a vaga de quem teve voto, mas não teve cuidado com o que reza a Justiça Eleitoral.